segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO TURMA 2 (DOMINGO)



Calendário dos encontros presenciais em 2017 – Cachoeiro de Itapemirim/ES

19 de Fevereiro
Estudos em Freud I: Breve história do percurso filosófico e científico anteriores à Freud; Breve biografia de Freud (trajetórias, êxitos e percalços); A história, desenvolvimento e difusão da psicanálise no mundo; As formulações e publicações pré-psicanalíticas.

11 de Março
Estudos em Freud II: A descoberta do inconsciente e a criação da Psicanálise; A interpretação dos sonhos e os processos do sono.

02 de Abril
Estudos em Freud IV:A origem e constituição do aparelho psíquico; A 1ª Tópica (Inconsciente, Pré-consciente e Consciente); Processo primário e secundário; Princípio do prazer, desprazer, nirvana, constância e realidade.

21 de Maio
Estudos em Freud VII: A 2ª Tópica (Id, Ego e Superego); Além do princípio do prazer; Compulsão à repetição; Pulsão de Vida e Pulsão de Morte.

11 de Junho
Estudos em Freud V:Três ensaios sobre a teoria da sexualidade; Complexo de Édipo e Castração, Inveja do pênis; As fases do desenvolvimento da libido e Zonas erógenas; Autoerotismo, Fase do Espelho e Narcisismo.

09 de Julho
 Estudos em Freud VIII: A constituição do sujeito e a formação da personalidade; Narcisismo, Identificações, Psicologia de grupo e análise do eu; Ego ideal e Ideal do ego, Valores, Moral, Temperamento, Caráter.

20 de Agosto
Estudos em Freud IX: Estruturas (Psicopatologias) psíquicas I – As Neuroses.

17 de Setembro
Estudos em Freud VI: As pulsões e suas vicissitudes.

22 de Outubro
Metodologia Científica: Elaboração e Orientação sobre o projeto de pesquisa e artigo científico.

12 de Novembro
Estudos em Freud III:Sobre a psicopatologia da vida cotidiana e Os chistes e sua relação com o inconsciente.

10 de Dezembro

 Estudos em Freud XI: Estruturas (Psicopatologias) psíquicas III – As Perversões.

Nenhum comentário: