domingo, 2 de abril de 2017

"Pensar a partir da Psicanálise"



"O campo de saber que melhor acolhe a Psicanálise é a Filosofia", Claudia Murta.

por Roney Moraes

Psicanálise e Filosofia. Estes são os focos do bate-papo com Claudia Pereira do Carmo Murta, que mestre em Filosofia pela UFMG, doutora em Lieux et Transformations de la Philosophie Université de Paris VIII e pós-doutora em Filosofia na UFSCar  e na École Normale Supérieure de Lyon.

Após o seminário sobre estudos em Lacan, evento realizado no sábado (01/04) em Cachoeiro de Itapemirim-ES  pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise (Nepp), na sede da Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees), por meio da Escola Freudiana de  Vitória (Acap), a professora associada do Departamento de Filosofia e coordenadora do curso de Especialização em Filosofia e Psicanálise da Ufes, falou sobre a difusão da Psicanálise no interior do estado.

"É muito interessante porque temos colegas que trabalham com filosofia e psicanálise em todo o Brasil. Por exemplo, o professor livre-docente do Departamento de Filosofia da USP, Vladmir Safate, ficou impressionado com a psicanálise no interior do estado", comenta.

De acordo com Claudia, agora a segunda turma de Especialização em Filosofia e Psicanálise está em fase de lançamento em todos os polos UAB da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O curso enfatiza temas que ambas as disciplinas conversam, como amor, desejo, política, ética...


"Começando pelo final, a Psicanálise faz parte da existência da gente. Como eu trabalho com as disciplinas então procuro pensar por essas referências. Pensar a partir da Psicanálise e Filosofia", ressalta.

Nenhum comentário: